Perda Auditiva: 13 Razões Para Procurar um Médico

A perda de audição ocorre por diversos fatores, entre eles incluímos o fator idade e uso contínuo de fones de ouvidos com volume exageradamente alto. Por isso, percebido qualquer sintoma de surdez, é aconselhado buscar ajuda profissional o quanto antes. Confira nesse artigo 13 razões para procurar um especialista:

 

1. Grande parte dos problemas de audição podem ser corrigidos antes de se tornarem algo pior. Portanto, se você estiver acometido e não procurar um tratamento adequado em tempo, pode acabar ficando impossibilitado de executar atividades simples do dia-a-dia, como conversar ao telefone.

2. Deficiência na audição pode ser um problema no trabalho, lazer e vida social. Qualquer atividade cotidiana pode se tornar frustrante.

3. Em certos casos, a perda auditiva piora e se torna irreversível. Algo que pode ser evitado a partir de tratamentos adequados como com o uso de aparelhos auditivos.

4. Mesmo sem tratamento específico, sempre se há muito o que fazer para compensar a perda da audição.

5. Caso a perda for passageira, após o tratamento, o médico irá recomendar hábitos melhores para prevenir problemas futuros.

6. Ignorar a perda de audição pode acarretar em problemas mais sérios, pois já pode ser consequência de distúrbios mais sérios. Procure sempre ajuda profissional caso haja sintomas.

7. Em caso de perder quase ou toda a audição repentinamente, procure um médico imediatamente. No caso de perda de audição com tontura súbita e tinido nos ouvidos, vá ao pronto-socorro.

8. De modo geral, perda auditiva e sintomas associados podem ser efeitos colaterais de medicamentos. Simplesmente mudar a medicação pode aliviar o problema.

9. A perda auditiva pode ser causada ou potencializada por doenças crônicas.

10. Se for recomendado o uso de aparelhos auditivos, não se desespere! Os aparelhos modernos podem ser mais eficientes e discretos do que você imagina.

SAIBA MAIS

+ Conheça mais sobre os aparelhos auditivos

+ Conheça a tecnologia dos aparelhos auditivos wireless

11. O melhor momento para se adaptar e utilizar os aparelhos auditivos é quando a perda ainda é mínima, pois caso espere, talvez mais tarde seja mais difícil.

12. A perda de audição pode ser perigosa. A maioria dos fatores de risco possuem alertas sonoros, como alarmes de incêndio e buzinas de carro.

13. A perda de audição poderá levar ao isolamento social, pois pessoas com dificuldade para ouvir possuem problemas de interação social, e isso prejudica a saúde mental.

Fonte: Seleções