Teste de Audição: Descubra Quais São os Procedimentos Comuns

Através de nossos ouvidos, parte precisa do nosso corpo, podemos ouvir e nos comunicar. Por conta de sua grande importância é preciso cuidar-se e realizar teste de audição regularmente, mesmo sem ter notado sintomas de surdez, pois este problema acomete pessoas de qualquer faixa etária e por diversos motivos.

Caso você faça parte do grupo de pessoas que ficam preocupadas só de pensar em fazer o teste de audição, confira a seguir suas principais etapas. Assim, você saberá o que esperar quando for avaliado:

SAIBA MAIS

+ Conheça mais sobre os aparelhos auditivos

+ Conheça a tecnologia dos aparelhos auditivos wireless

Para que serve o teste de audição?

O teste determina se existem quaisquer problemas e mede sua capacidade de ouvir. Em seguida, é capaz de apontar, por exemplo, a perda auditiva e seu grau.

 

Procedimentos do teste auditivo

Exame inicial
Avalia a saúde do ouvido externo, canal auditivo e tímpano. É examinado a parte externa e interna, com o auxílio do otoscópio.

Histórico do paciente
Os profissionais de saúde auditiva são treinados para avaliar não somente sua audição, mas também para determinar se seus problemas auditivos são causados por qualquer outra condição médica, como uso de droga ototóxicas, histórico de trabalho, lesões na cabeça ou pescoço, e etc.

Audiometria
Realizada através de uma cabine com isolamento acústico, você utilizará fones conectados ao aparelho audiômetro, que é usado para realização do teste. Há duas etapas: teste de tom puro e teste de fala.

Imitanciometria
É um teste de audição que fornece dados mais completos. Inclui o teste de timpanometria, do reflexo acústico e de decaimento do reflexo acústico. Ambos são realizados através de uma pequena sonda de plástico introduzida no canal auditivo  e produzindo uma leve mudança de pressão, e também como enviando alguns tons altos.

 

Fonte: Aparelho Auditivo