O que é Perda Auditiva?

Deficiência Auditiva ou Perda Auditiva

A deficiência auditiva ou a perda auditiva é quando alguém tem dificuldade em ouvir os sons à sua volta. Não conseguir acompanhar conversas, os sons dos pássaros ou uma música, pode despertar em sentimentos de solidão e, até mesmo, depressão e é um problema que está se tornando cada vez mais comum no mundo.

Quando se trata de lidar com deficiência auditiva, você não está sozinho. Uma a cada três pessoas com mais de 65 anos tem algum tipo de perda auditiva. Porém, dados internacionais mostram que não são apenas os idosos que possuem dificuldades auditivas.

Muitos jovens também podem ter deficiência auditiva devido a diversos fatores, incluindo doenças na infância, exposição exagerada ao ruído alto ou à música. A verdade é que pessoas de todas as idades podem sofrer perda auditiva ao longo da vida.  Porém, há diversas formas de resolver este problema e ouvir bem novamente com tratamentos específicos e modernos aparelhos auditivos.

É possível evitar a perda auditiva?

Pode ser impossível bloquear todo o ruído durante o dia-a-dia. Pode ser uma construção, trânsito ou música alta em um show. Somos rodeados por muitos sons, o tempo inteiro e em todos os lugares.

Mas você pode controlar algumas das suas exposições ao barulho. Por exemplo, ter e usar tampões auditivos para shows e filmes que apresentam uma trilha sonora alta e também enquanto usa eletrodomésticos barulhentos, como aspirador ou uma batedeira. Já as pessoas que trabalham em ambientes com muito barulho devem pedir aos seus empregadores que providenciem instrumentos de proteção auditiva, que é obrigatoriamente exigida por lei

Compreendendo melhor a perda auditiva

A perda auditiva pode ser algo que acontece de repente se você estiver exposto a um som alto ou a uma explosão. Ou também, lentamente ao longo do tempo, que é que ocorre na maioria das vezes relacionada à idade. Compreender a perda de audição é o primeiro passo importante para buscar ajuda médica e melhorar a qualidade de vida.

NÍVEIS DE PERDAS AUDITIVAS

A perda auditiva pode ser dividida em quatro categorias, dependendo de seu determinado nível, sendo eles: Leve, Moderada, Grave e Profunda.

Perda auditiva leve

Pessoas com perda auditiva leve ou suave têm problemas para ouvir e entender sons fracos da fala e dificuldades em escutar sons em ambiente ruidoso.

Perda auditiva severa

Pessoas com perda auditiva grave ou severa, só poderão captar sons em volume alto. Conversas devem ser conduzidas em voz alta Em grupo só são possíveis com grande esforço.

Perda auditiva moderada

Pessoas com perda auditiva moderada terá dificuldade em ouvir discursos regulares, em  distâncias razoavelmente próximas e mesmo sem ruído ao fundo.

Perda auditiva profunda

Pessoas com perda auditiva profunda só poderão perceber e ouvir vibrações e sons em alta densidade ou com a auxílio de aparelhos auditivos.

TIPOS DE PERDA AUDITIVA E TRATAMENTOS

Cerca de 360 milhões de pessoas em todo o mundo vivem todos os dias com deficiência auditiva. Destes, 10% têm uma perda de audição severa a profunda.

A perda auditiva profunda pode ocorrer em qualquer idade. Este grau de perda auditiva pode estar presente no nascimento ou na infância, ou pode progredir com a idade.

Em casos mais sérios, pode ser exigida uma cirurgia com mais tempo de duração para restaurar a audição completa.

Perda Auditiva Condutiva

A perda auditiva condutiva é causada por problemas na orelha externa ou ouvido médio. Este tipo de perda auditiva pode ser temporário e até mesmo reversível, pode ser simples como um bloqueio de cera, onde pode ser rapidamente tratado por um profissional, ou pode referir-se a condições mais sérias, levando a perda permanente da audição.

Formas de tratamento:

Algumas formas dessa perda auditiva podem ser tratadas com cuidados médicos simples, fazendo o uso de antibióticos. As infecções repetidas da orelha são tratadas através de procedimentos com drenos, que é um processo rápido de forma ambulatória.

Perda de Audição Sensorial

A perda auditiva sensorial ou neurosensorial é causada por problemas na orelha interna ou nervo auditivo – o nervo que transporta o som da orelha interna para o cérebro.

Muitas vezes, a perda auditiva neurossensorial é gradual e as pessoas com esse tipo de perda auditiva podem não perceber o problema, até que isso comece a afetar o reconhecimento e a comunicação da fala.

Formas de tratamento:

A maioria dos casos de perda auditiva sensorial é tratada com amplificação, utilizando os Aparelhos Auditivos. Embora pessoas com perda auditiva muito profunda às vezes necessitem de implante coclear, que substitui a função da parte interna da orelha danificada.

Devido à dificuldade da recuperação da audição normal, esse nível tem grande dependência de ajuda de meios tecnológicos, encontrada nos aparelhos auditivos.

Pode ser tratada através de cirurgias particularmente nos casos de tumores ou tipos de bloqueios.

Perda Auditiva Mista

A perda de audição mista tem elementos de perda de audição condutora e perda auditiva neurossensorial. Isso significa que pode haver danos em ambas às partes da orelha; com isso o ouvido externo não conduzirá o som adequadamente para a orelha interna, e a orelha interna não processará o som para ser enviado ao cérebro.

O componente neurossensorial (orelha interna) geralmente é permanente, mas a perda auditiva condutora (orelha externa) pode não ser.

Formas de tratamento:

Os aparelhos auditivos são os mais indicados para esse tipo de tratamento. Entretanto, os implantes de cocleares também é uma das opções para se adequar ao aspecto neurossensorial da perda auditiva mista.

A Listen Here oferece soluções personalizadas e avalia caso a caso a necessidade do uso ideal de Aparelhos Auditivos.
Se você percebeu alguma similaridade com alguns desses sintomas, entre em contato conosco.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00
Sábados quinzenais, das 9:00 às 12:00

LIGUE: (11) 5071-4118

WHATSAPP: (11) 98149-8584

contato@listenhere.com.br

LOCALIZAÇÃO

Agende uma visita! Estamos próximo ao Metrô São Judas

Av. Fagundes Filho, 145 conj. 44 Ed. Austin – SP – CEP 04304-010