O uso frequente de transporte público ou privado é um alto risco de ter deficiência auditiva, dizem os cientistas.
Segundo um estudo canadense, o trânsito em massa pode resultar em deficiência auditiva induzida por ruído devido ao fato do indivíduo estar se expondo a barulhos em excesso utilizando transportes públicos ou privados.
Apesar dos transportes estarem dentro do nível de segurança de ruído recomendado, os usuários de transporte de massa estão expostos a ruído de pico, o qual poderia aumentar as chances de perda auditiva induzida por esses barulhos em excesso, revela o estudo.
Níveis de ruídos em transportes
Para saber o quanto os níveis de ruídos de transporte são prejudiciais, foram examinados a média de ruídos em usuários de transportes em Toronto.
A pesquisa foi feita com passageiros em espera na plataforma de metrô; espera nos pontos de ônibus; quando andavam de bicicleta e quando caminhavam. O estudo revelou que pessoas que andavam de bicicleta estavam expostas a ruídos mais elevados do que pessoas que caminhavam e pessoas que dirigiam automóveis. O teste que feito em metrô mostrou que os usuários que esperavam o metrô na plataforma eram expostos a sons mais elevados do que os usuários dentro do vagão. Além disso, os níveis de ruídos nas plataformas de metrô eram mais elevados do que o nível de ruído provocado em transportes particulares.
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Quando comparado a usuários de transporte público e particular, o estudo revelou que a exposição de ruído mais elevada eram maiores nas paradas de ônibus, o estudo também mostrou que usuários de transporte particular eram expostos a níveis mais elevados de ruído quando andavam de bicicleta.
Exposição a ruídos em horário de pico
O estudo revelou que exposição a ruídos nos meios de transporte eram explosões de ruído pequenas e intensas. E segundo a agência de proteção americana de meio ambiente, United States Environmental Protection Agency (EPA), uma exposição de ruídos acima de 4 segundos de 114 dB (decibéis) e 1 segundo de exposição a ruído de 120 dB pode resultar em grande risco de perda auditiva induzida por ruído.
As avaliações feitas em metrôs mostraram que 20% das pessoas observadas tinham a média de ruído de pico maior que 114 dB, o que excede o nível de ruído das diretrizes da EPA. Além disso, o estudo mostrou que até 85% das avaliações das paradas de ônibus estavam acima de 54%, ou seja, ultrapassa 120 dB.
O nível de ruído, no horário de pico, em transportes públicos excede ao limite de exposição prejudicial, tanto durante um tempo longo, como também em uma exposição de ruído menos intensa.
“A média do nível de ruído é atualmente aceitável, mas a preocupação é o pico em que as pessoas estão se expondo,” afirma Dr. Vincent Lin, pesquisador do estudo e professor associado da universidade de Toronto, University of Toronto’s Department of Otolaryngology, no Canadá.
O estudo concluiu que os usuários de transporte estão correm risco adquirir problemas de audição por estarem expostos a ruídos acima do nível recomendado, por muito tempo ao dia.