Entendendo e Preservando a Saúde Auditiva

Muitas vezes causadas por poluição sonora, má alimentação, qualidade de sono e estresse a perda auditiva hoje afeta mais de 20% da população mundial segundo os dados da OMS e mais de 10 milhões de brasileiros. Um número que claramente pode aumentar com a falta da conscientização da saúde auditiva.

As pessoas, devem tomar consciência da gravidade que é adquirir uma deficiência no ouvir. e quem já possui um grau de perda auditiva, deve procurar tratamentos adequados para evitar a exclusão social e até mesmo níveis de depressão. Mas graças ao avanço da ciência isso não é mais um problema. Continue lendo esse post que nós da Listen Here preparamos e saiba como preservar a sua saúde auditiva.

Porém como se desenvolve uma deficiência auditiva?

A manifestação de problemas auditivos estão relacionada a problemas da vida moderna, como estresse, hipertensão, exposição crônica a ruídos, fadiga, depressão e ansiedade. Embora seja mais frequente em idosos, sabe-se que ele pode ocorrer em qualquer idade, incluindo as crianças. Em 80% dos casos, no entanto, o ruído não influencia o cotidiano dessas pessoas.

Para os especialistas, o zumbido está relacionado com a perda de audição; cerca de 90% das pessoas apresentam os dois sintomas simultaneamente. O zumbido é um ritmo mais acelerado de disparos elétricos no ouvido. Quando há perda de audição, o ouvido tenta compensar isso com um ritmo mais veloz dos disparos, ocasionando o problema. Hoje já existe tratamento para a doença, desde uma alimentação mais equilibrada, evitando excesso de açúcar, até o uso de medicamentos, aparelhos auditivos e tratamentos mais específicos.

SAIBA MAIS

+ Conheça nossos serviços

+ Conheça a tecnologia dos aparelhos auditivos wireless

Quem sofre desse tipo de distúrbio deve procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação médica e a realização de um exame audiométrico. O zumbido pode piorar com a exposição frequente a sons intensos, consumo de álcool, cafeína, nicotina e situações de estresse. Quando a causa do ruído não é identificada, o otorrinolaringologista pode lançar mão do tratamento de habituação, onde ele vai tentar bloquear as mensagens do zumbido enviadas ao cérebro, tornando o fenômeno imperceptível.

Dicas para preservar sua saúde auditiva

Abaixo, preparamos 6 dicas para ajudar você a manter uma saúde auditiva de qualidade!

1 -Não introduza nenhum objeto no conduto auditivo e nem o limpe com cotonetes. A limpeza deve ser feita apenas para a parte externa, assim será possível preservar e evitar qualquer lesões no ouvido interno;

2 – Evite ficar em ambientes com alto volume de som. Ambientes muito ruidosos pode causar fadiga ou até mesmo, lesões auditiva;

3 – Evite água no ouvido. Seque sempre ao sair de piscina, banho ou mar os ouvidos com lenços de papel para evitar a água parada no ouvido interno;

4 – Sempre que possível, descanse sua audição em um lugar silencioso.

5 – Tenha atenção às doenças do ouvido, como as otites. Procure um otorrinolaringologista em casos de qualquer sensação incômoda;

 

Em caso de perda auditiva consulte um profissional na área, como a Listen Here. Nós teremos o prazer de ajudar você a ter uma qualidade de vida e de ouvir!

Fonte: Jornal Periscopio

Compartilhar

Ir para o conteúdo