6 Cuidados Para Evitar Zumbidos e Incômodos no Ouvido

Necessitado de cuidados e proteção, nossos ouvidos e audição são a parte mais importante quando se trata de limpeza na região. Por motivos de higiene, às vezes até excessiva, estamos acostumados a nos prevenir de diversos problemas de saúde, mas acabamos esquecendo do ouvido.

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, cerca de 20 milhões de pessoas têm zumbido no Brasil, e apenas 15% sente incômodo e busca ajuda médica. Além disso, em torno de 30% das perdas de audição ocorre por conta da exposição a sons intensos.

Se você faz parte dessas porcentagens, fique atento, o grande perigo da surdez, quando relacionada aos sons altos, é que ela não regride, apenas para de piorar. Pensando nisso, com base em conselhos de especialistas da área, separamos dicas para proteger a audição:

1 – Evitar exposição a sons altos

Para quem gosta de curtir um som alto é preciso tomar cuidado. O máximo permitido para que não haja danos para sua audição são 60 decibéis de volume para os aparelhos celulares, MP3, televisores e caixas de som.

2 – Cuidado com o tempo de exposição

Festa e shows geram em torno de 125 e 130 decibéis. Mas é claro que você não precisa evitar esses eventos por conta do som alto. É importante que não prolongue a exposição dos ouvidos ao som estridente.

 

SAIBA MAIS

+ Conheça mais sobre os aparelhos auditivos

+ Conheça a tecnologia dos aparelhos auditivos wireless

 

3 – Use protetores

Caso trabalhe em um local em que a exposição a sons altos seja contínua, utilize equipamentos de proteção.

4 – Fones de ouvidos adequados

Neste momento, os fones de ouvido são seus inimigos. Então, use-os com moderação. O melhor fone é o do tipo ‘concha’, pois eles abafam o som exterior, fazendo com que não seja necessário aumentar muito o volume. Além disso, esse tipo de fone não causa traumatismo no canal do ouvido.

5 – Fique atento aos sintomas nos ouvidos

Sintomas de perda auditiva, dores nos ouvidos e zumbidos devem ser valorizados. O otorrinolaringologista é médico que deve ser procurado em caso de problemas nos ouvidos.

6 – Outros sintomas

Os sons altos podem afetar a saúde, causando estresse, gastrite, insônia, dores de cabeça, úlcera e até mesmo depressão, por isso todos os cuidados são necessários. “É sempre bom fazer, anualmente, exames completos para diagnosticar qualquer tipo de problema”, aconselham os especialistas.

Fonte: Bonde

Compartilhar

Ir para o conteúdo