Conheça os Diferentes Graus da Perda Auditiva

A afirmação “perda auditiva afeta apenas pessoas mais velhas” está errada, existem diversos modos de causar perda auditiva e é possível desenvolver-se em qualquer idade. Se você acha difícil acompanhar conversas em ambientes barulhentos ou tem que pedir constantemente para as pessoas se repetirem, talvez seja hora de fazer passar com um profissional e cuidar da sua saúde auditiva. Mas você sabe quais são os graus de perda auditiva e como identificá-los? Existem diversos tipos de perda de audição e por esse motivo, nós da Listen Here preparamos esse post onde falaremos sobre cada um dos graus da perda auditiva, a fim de esclarecer a dúvida de muitas pessoas portadoras da deficiência:

Graus de perda auditiva

Grau Leve ou Suave: é o grau mais comum de perda auditiva e significa que  Pessoas com perda auditiva leve ou suave têm problemas para ouvir e entender sons fracos da fala e dificuldades em escutar sons em ambiente ruidoso.

Moderado: quando há dificuldade para ouvir sons na faixa de 40 a 60 decibéis, como os típicos de um escritório. Também significa que você já tem alguma dificuldade para acompanhar a maioria das conversas sem o uso de aparelhos auditivos.

SAIBA MAIS

+ Conheça mais sobre os aparelhos auditivos

+ Conheça a tecnologia dos aparelhos auditivos wireless

Grave: Pessoas com perda auditiva grave ou severa, só poderão captar sons em volume alto. Conversas devem ser conduzidas em voz alta. Em grupo só são possíveis com grande esforço, devido a pendência de sons de até 80 decibéis.

Profundo: Pessoas com perda auditiva profunda só poderão perceber e ouvir vibrações e sons em alta densidade (acima de 80 decibéis) ou com a auxílio de aparelhos auditivos.

A perda auditiva como podemos ver acontece com frequência e por esse motivo é importante que as pessoas se atente a isso. De acordo com a OMS, se as pessoas não começarem a cuidar da sua saúde auditiva até 2050 cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo sofreram de surdez. O ideal é fazer testes auditivos regularmente e, se detectada a perda auditiva, iniciar o tratamento com próteses auditivas imediatamente.

 

Base de fontes: Época

Compartilhar

Ir para o conteúdo